Câmara Municipal de Monte Aprazível-SP

INDICAÇÃO  Nº 217/2005

 

 

 

 

                                    JOÃO CÉLIO FERREIRA, Vereador com assento nesta Casa de Leis, depois de ouvido o Plenário e cumpridas as determinações regimentais, INDICA ao Chefe do Executivo o que segue:

 

"Estamos reivindicando, até por uma questão de justiça, à Prefeitura Municipal, que inclua no orçamento de 2006, uma subvenção mensal para a Fundação Pio XII - Hospital de Câncer de Barretos"

 

 

JUSTIFICATIVA

 

 

 

                        Há mais de trinta anos o Hospital de câncer da Fundação Pio XII de Barretos,vem prestando serviços às pessoas mais pobres portadoras de câncer, sendo que menos de 2% dos pacientes são pagantes ou de convênios diversos.  É o primeiro hospital especializado em câncer do interior do estado de São Paulo, e que atende pacientes de outros estados.

                        Graças ao bom trabalho realizado por sua equipe médica e enfermagem, hoje, o hospital é reconhecido em todo país e desde o mês de agosto de 1998, como um dos 10 centros de referencia para o tratamento de câncer. O reconhecimento da importância deste projeto de vida não é só da comunidade, mas também do governo federal. Em maio de 2000 o ministério da saúde concedeu ao Hospital o prêmio de qualidade hospitalar, como sendo o melhor serviço prestado ao usuário SUS do país.

                        No ano de 2004 foram feitos 343.583 atendimentos médicos, a pacientes de 1045 municípios de 24 estados da federação, detectando 6108 casos novos de câncer. Pelas informações que obtivemos, o Hospital de Câncer de Barretos está caminhando a passos largos para ser o maior serviço oncológico SUS, com mais de 1.800 atendimentos/dia e com um agravante. 51% dos pacientes não têm sequer o que comer e como se alojar. A entidade mantém 11 alojamentos com mais de 550 leitos com toda infra-estrutura sendo que tudo isto é absorvido pelo hospital sem nenhuma contrapartida do governo.

                        O Hospital durante todos esses anos conseguiu sensibilizar a comunidade na ajuda ao déficit mensal, que gira em torno de R$ 1.200.000,00 e que no mês de dezembro, com o pagamento do 13º se complica ainda mais.

                        Diante de tudo isto, buscamos sua compreensão a essa indicação, que tem como escopo restituir, pelo menos a esperança de Vida para com os mais empobrecidos, que não tem onde buscar tratamento digno.

Estamos reivindicando, até por uma questão de justiça, ao Senhor Chefe do Executivo, que inclua no orçamento de 2006, uma subvenção mensal a Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Câncer de Barretos, que atende um grande número de aprazivelenses, para que eles possam continuar mantendo os excelentes serviços prestados a todos.

 

 

                                    Sala das Sessões, 20 de setembro de 2005.

 

 

 

 

 

João Célio Ferreira

Vereador