Câmara Municipal de Monte Aprazível - ATAS

ATA DA 04ª SESSÃO ORDINÁRIA - 18/03/2014

 

Aos dezoito dias do mês de março do ano de dois mil e quatorze, às vinte horas, instalou-se a quarta Sessão Ordinária do corrente ano, presidida pelo vereador João Roberto Camargo e secretariada pelos vereadores Edgard Maurício Vicente e Odair Marcelo Faria, primeiro e segundo Secretários, respectivamente.  Após a chamada feita pelo primeiro Secretário, constatou-se a presença de todos os vereadores. O Presidente João Roberto Camargo em nome de Deus dá por aberta a presente Sessão Ordinária e coloca em discussão e votação a Ata da 3ª Sessão Ordinária realizada em 05 de março de 2014, que é aprovada por unanimidade. Em seguida solicita ao primeiro Secretário para que faça a leitura da matéria que consta no Expediente da Sessão: Indicação nº 0043/2014 - Autoria: Odair Marcelo Faria. Determinar aos novos loteamentos que forem instalados a partir desta data em nosso Município, que construam junto as calçadas, rampas próprias para facilitar o acesso de pessoas deficientes aos passeios públicos. Indicação nº 0044/2014 - Autoria: Renato Reis Jubilato. Aquisição de um ônibus destinado exclusivamente ao Departamento Municipal de Esportes. Indicação nº 0045/2014 - Autoria: Gilberto dos Santos. Proceder a recuperação e manutenção de todas as estradas rurais dentro da área do Município, principalmente nos pontos críticos. Indicação nº 0046/2014 - Autoria: Renato Reis Jubilato. Providenciar o retorno das atividades esportivas nos postos de saúde do Município. Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade. Em seguida foi realizada a leitura e discussão dos requerimentos apresentados: Requerimento nº 0018/2014 - Autoria: Marco Aurélio Maset. 1- Informar detalhadamente e seguindo a ordem solicitada as informações referentes ao Empenho 1480 - favorecido: Centro Riopretense de Arteterapia (em anexo): a) Nomes dos profissionais que foram capacitados neste Centro Riopretense de Arteterapia; b) Data, horário e local da realização da capacitação desses profissionais; c) Certidão autenticada dos certificados adquiridos pelos profissionais qualificados no local acima; d) Qual a finalidade desta capacitação; e) Enviar cópias do cronograma da capacitação realizada; f) Certidão autenticada da lista de presença desses profissionais que realizaram esta capacitação no Centro Riopretense de Arteterapia (copia individual por dia);. Requerimento nº 0019/2014 - Autoria: Gilberto dos Santos. Requer justificativa do Senhor Prefeito para o corte do abono pecuniário de férias: 1 - Qual o embasamento legal da Administração Pública em negar esse direito dos funcionáriso, uma veaz que este é faculdade do empregado e não do empregador? Mandar cópia do embassamento legal. 2 0 Enviar cópia do ato legal proibindo o pagamento desse abono pecuniário. 3 - Enviar cópia do parecer jurídico do ato legal dando legalidade a esse ato. 4 - Existe previsão para o término dessa proibição, uma vez que esse abaono encontra amparo legal na CLT. Em caso positivo, qual a data?. Requerimento nº 0020/2014 - Autoria: Marco Aurélio Maset. 1- Informar em forma de Certidão as seguintes informações: a) Todas as horas extras pagas nos meses de dezembro/2013, janeiro 2014 e fevereiro 2014, sendo separadas por mês; b) Nomes dos funcionários que receberam horas extras no período acima; c) Separar por horas adicionais noturnas e diurnas, especificando o funcionário, o setor, a quantidade de hora recebida e o valor mensal recebido. Requerimento nº 0021/2014 - Autoria: Gilberto dos Santos. 1 - Requer explicações devidamente fundamentada pelo responsável do setor de prestação de contas, juntamente com o jurídico do não cumprimento da Lei Municipal 3.200, de 04 de setembro de 2013. 2 - Enviar cópias das prestações de contas de todas as entidades subvencionadas por esse município no exercício de 2013. 3 - Quem é o responsável pelo setor de prestação de contas? enviar nome, cargo, função exercida no momento e desde que data está exercendo essa função. 4 - Quem é a comissão responsável pelo julgamento das prestações de contas? Enviar cópia do ato legal que nomeu tal comissão. 5 - Enviar cópia da ata de reunião realizada com os responsáveis pelas entidades no começo desse ano para orientá-los acerca das novas orientações do Tribunal de Contas. Requerimento nº 0022/2014 - Autoria: Marco Aurélio Maset. 1- Com relação à Resposta do Requerimento nº003/2014 respondido pela Assessora de Saúde, a senhora Marcela Sábio Alexandre (em anexo), solicito: a) Cópias Autenticadas do SAMU Regional (assinada pelo Diretor do SAMU Regional), onde é exigido do Município "que aquelas recebam uma contraprestação correspondente por parte do empregador" (reposta item 1) e também onde diz: " Oportuno registrar que a gratificação em questão é uma recomendação do próprio órgão do SAMU regional" (resposta item 2), por repassarem os conhecimentos adquiridos em cursos profissionais específicos; b) Enviar Certidões Autenticadas dos Cursos realizados, informando o horário/período, as datas e os nomes das profissionais com cópias dos seus respectivos certificados de conclusão do curso; c) Os cursos são semanais, mensais ou por etapas?; d) O SAMU Regional também exige que o Pagamento "extra" deva ser antes mesmo da conclusão dos cursos? Em caso positivo enviar documento que comprove a resposta; e) Enviar as escalas das funcionárias do SAMU, onde Consta que a realização dos treinamentos/cursos é realizada por determinada funcionária e fora do seu horário de trabalho, justificando assim a resposta da assessora de saúde; f) Certidão informando as profissionais do SAMU que recebem esta gratificação diferenciada e se a mesma esta vinculada totalmente somente ao SAMU, não estando disponível apenas para o Município; g) O horário realizado as "aulas" para as demais funcionárias do SAMU, repassadas pelas profissionais que realizaram os cursos/treinamentos, acontecem em qual horário? Qual dia? Qual local? Exemplifique com clareza conforme relata a senhora Assessora de Saúde em resposta no item 4 do requerimento nº003/2014. Requerimento nº 0023/2014 - Autoria: Gilberto dos Santos. 1 - Requer Certidão, devidamente assinada pelo ordenador da Despesa, juntamente com o senhor Prefeito de todas as despesas realizadas de 01 de outubro de 2013 até 15 de março de 2014, sem realização de procedimento licitatório, conforme modelo anexo. 2 - Enviar cópias das respectivas notas fiscais devidamente assinadas pelo responsável do setor, dando fé que o material ou serviço foi entregue/realizado. 3 - Quanto as compras e serviços realizados sem licitação, está havendo orçamentos prévios para a escolha do fornecedor? Em caso positivo, enviar os orçamentos devidamente separados por fornecedor e despesa. 4 - Nos casos sem orçamento, qual o critério a Administração Pública usa para definir qual será o fornecedor? 5 - Quem está autorizado pelo Senhor Prefeito a efetuar as compras e a autorizar serviços, constar nome completo, cargo/função e departamento em que está lotado. Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade. Em seguida é feita foi realizada a leitura e discussão da Moção apresentada: Moção nº 0003/2014 - Autoria: Renato Reis Jubilato. Moção de Aplausos para a dupla sertaneja aprazivelense, ADRIANO REIZ & CUIABÁ, ganhadores do Fest Record Sertanejo. A moção de aplausos foi aprovada por unanimidade. Projeto de Lei nº 0022/2014 - Autoria: Renato Reis Jubilato; Edgard Maurício Vicente. Institui e inclui no Calendário Municipal o "DIA DE COMBATE E PREVENÇÃO AO BULLYING" e dá outras providências. Projeto de Lei nº 0023/2014 - Autoria: Chefe do Executivo. Dispõe sobre a alteração na redação do artigo 1º da Lei 3.186 de 22 de março de 2013, e dá outras providências. Projeto de Lei nº 0024/2014 - Autoria: Chefe do Executivo. Abre no orçamento vigente crédito adicional suplementar e dá outras providências. Projeto de Lei nº 0025/2014 - Autoria: Chefe do Executivo. Autoriza o Poder Executivo Municipal a fazer doação de terreno para a construção de sede própria para fins sociais e dá outras providências. Projeto de Lei nº 0026/2014 - Autoria: Gilmar Francisco de Moraes
A Estrada Rural Municipal MAZ-274, que liga o Distrito de Junqueira ao Município de Macaubal, passa a denominar-se Estrada Vicinal JOSÉ JOÃO GLERIANO e dá outras providências. Considerando que o Projeto de Lei nº 26/2014, apresentado no expediente da presente sessão, as comissões se manifestaram positivamente a seu respeito, requeiro que o projeto constante ao expediente seja incluído para primeira votação na Ordem do Dia desta sessão.
Em votação o requerimento verbal do Vereador Marcio Luiz Miguel para inclusão de matéria na Ordem do Dia, os favoráveis permaneçam como estão e os contrários queiram se levantar. Aprovado por unanimidade. Os demais projetos foram encaminhados para as Comissões competentes. No final do Expediente o Presidente João Roberto Camargo franqueou a PALAVRA LIVRE para os Vereadores que queriam se manifestar. Fizeram uso da palavra na forma como consta no Regimento Interno os vereadores: Edgard Maurício Vicente, Adriana Aparecida de Oliveira, João Roberto Camargo, Renato Reis Jubilato, Gilberto dos Santos, Marcio Luiz Miguel, Marco Aurélio Maset e Odair Marcelo Faria. Esgotada a matéria e ninguém mais querendo se manifestar o Presidente João Roberto Camargo passa para a ORDEM DO DIA. O vereador Marcio Luiz Miguel requer que seja dispensada a leitura integral da matéria, bastando suas ementas e pareceres para condução dos trabalhos. Colocado em votação este requerimento verbal, foi aprovado por unanimidade. Em seguida o Primeiro Secretário inicia a leitura da ORDEM DO DIA nos seguintes termos: Projeto de Lei nº 0015/2014 - Autoria: Mesa Diretora da Câmara. Dispõe sobre a criação de emprego permanente, no âmbito da Câmara Municipal e dá outras providências. Colocado pelo Presidente em Segunda Discussão e em Segunda Votação, foi aprovado por unanimidade. Projeto de Lei nº 0016/2014 - Autoria: Gilmar Francisco de Moraes. Institui e inclui no Calendário Municipal de Eventos o "DIA DO MOTORISTA E CONDUTOR DE AMBULÂNCIA". Colocado pelo Presidente em Primeira Discussão e em Primeira Votação, foi aprovado por unanimidade. Projeto de Lei nº 0017/2014 - Autoria: Chefe do Executivo. Autoriza com fulcro nos artigos 196 e 197 da Constituição Federal, o pagamento de despesas com Associações ou Entidades que prestam Assistência Social, a dependentes químicos e toxicológicos e crianças e adolescentes em situação de risco, residentes no Município de Monte Aprazível. Colocado pelo Presidente em Primeira Discussão e em Primeira Votação, foi aprovado por unanimidade. Projeto de Lei nº 0019/2014 - Autoria: Chefe do Executivo. Regulamenta o disposto no artigo 3º, Inciso III da Lei Municipal nº 2.428, de 03 de outubro de 2002, que dispõe sobre atividades de caráter social, autorizando o Executivo a cobrir despesas da prestação de serviços funerários e de sepultamento às pessoas carentes. Colocado pelo Presidente em Primeira Discussão e em Primeira Votação, foi aprovado por unanimidade. Projeto de Lei nº 0026/2014 - Autoria: Gilmar Francisco de Moraes. A Estrada Rural Municipal MAZ-274, que liga o Distrito de Junqueira ao Município de Macaubal, passa a denominar-se Estrada Vicinal JOSÉ JOÃO GLERIANO e dá outras providências.  Colocado pelo Presidente em Primeira Discussão e em Primeira Votação, foi aprovado por unanimidade. A seguir foi formulado pelo Vereador Marcio Luiz Miguel requerimento verbal para que fosse realizada Sessão Extraordinária imediatamente posterior à presente, visando apreciar os projetos encaminhados em Segunda Votação, requerimento este que colocado pelo Presidente em votação no Plenário foi aprovado por unanimidade, ficando assim estabelecido. Esgotando-se a matéria para análise na Ordem do Dia, o Presidente da Câmara coloca a palavra livre em Explicação Pessoal. Ninguém querendo se manifestar e nada mais a ser deliberado nessa Sessão Ordinária, o Presidente e vereador João Roberto Camargo, agradece a presença dos vereadores, dos ouvintes da Rádio Difusora e das pessoas no auditório e em nome de “DEUS” encerra a presente Sessão Ordinária, cuja Ata ficará a disposição dos interessados na Secretaria Administrativa desta Câmara Municipal.

 

 

 

João Roberto Camargo                                                     Edgard Maurício Vicente

        Presidente                                                                         1º Secretário