Câmara Municipal de Monte Aprazível - ATAS

ATA DA 07ª SESSÃO ORDINÁRIA - 02/05/2017

Aos dois dias do mês de maio do ano de dois mil e dezessete, às vinte horas, instalou-se a sétima Sessão Ordinária do corrente ano, presidida pelo vereador João Célio Ferreira e secretariada pelos vereadores Jacó Braite e Ailto Vauler Antunes Faria, primeiro e segundo Secretários respectivamente. Após a chamada feita pelo primeiro Secretário, constatou-se a presença de todos os vereadores. O Presidente João Célio Ferreira sob a proteção de Deus e de acordo com as normas regimentais, dá por aberta a sessão e coloca em discussão e votação as Atas da 06ª Sessão Ordinária e 07ª Sessão Extraordinária realizadas em 18 de abril de 2017, bem como a 08ª Sessão Extraordinária realizada em 24 de abril de 2017, que são aprovadas por unanimidade. Em seguida solicita ao primeiro Secretário que faça a leitura da matéria que consta no Expediente: Indicação nº 132/2017 - Autoria: Jacó Braite. Indica ao Chefe do Executivo que faça aquisição de um Aparelho Tonômetro para exame oftalmológico para o Centro de Saúde Central. Indicação nº 133/2017 - Autoria: Jacó Braite. Acionar o setor de conservação e manutenção de vias públicas para proceder serviços de recapeamento ou tapa buracos na Rua Castro Alves no Bairro Jardim Dom Bosco. Indicação nº 134/2017 - Autoria: Jacó Braite. Notificar o proprietário do terreno vago localizado nº rua Castro Alves esquina com a Rua Américo Fochi, para que façam a limpeza dos mesmos, removendo lixo, entulho e mato, de forma a preservar a saúde e segurança pública. Indicação nº 135/2017 - Autoria: Jean Winícios Vieira. Que a Prefeitura refaça a pintura da sinalização de solo, com prioridade aos sinais de "PARE", faixas de pedestre principalmente próximas às escolas e indicativas dos redutores de velocidade (lombadas). Indicação nº 136/2017 - Autoria: Jean Winícios Vieira. Indica que seja feita urgentemente uma reforma completa no vestiário do campo de futebol de Engenheiro Balduíno. Indicação nº 137/2017 - Autoria: Danilo Cesar de Souza. Indica a complementação das atividades durante a semana do meio ambiente para incluir a coleta de óleo de cozinha para reciclagem e descarte adequado do lixo eletrônico. Indicação nº 138/2017 - Autoria: Danilo Cesar de Souza. Providenciar o reparo da iluminação na quadra da escola José Agrelli e no parque das águas. Indicação nº 139/2017 - Autoria: Gilberto dos Santos. Indica ao Chefe do Executivo para que seja retomada as obras da Quadra Poliesportiva "Luciano Quirino Sanches" do Bairro Felice Manzoli. Indicação nº 140/2017 - Autoria: Gilberto dos Santos. Indica ao Chefe do Executivo, através de Projeto de Lei de iniciativa própria, que disponha sobre a destinação de veículos abandonados em nosso município. Indicação nº 141/2017 - Autoria: Valcenir de Abreu. Indica a desapropriação dos imóveis situados na Avenida Deputado Ortiz Monteiro para que seja interligada a referida avenida até a Rua Benedito B. de Andrade. Indicação nº 142/2017 - Autoria: Ailto Vauler Antunes Faria. Que o Prefeito convide todos os líderes religiosos evangélicos para discutir a viabilidade e escolha de artista para fazer um show gospel aproveitando a estrutura montada para o Juninão 2017. Indicação nº 143/2017 - Autoria: Gilberto dos Santos. Recapeamento asfáltico de diversas ruas de nosso município e distritos: Rua Paraná entre as Ruas 26 de maio e Rio Grande do Sul, Rua Ceará entre Presidente Vargas e Avenida Santos Dumont, Rua Bento Alves da Silva no Distrito de Junqueira, Rua Castro Alves no cruzamento da Rua Albino Faria até a Rua Renato Maionchi, Rua Duque de Caxias entre as Ruas Washington Luís e Oswaldo Aranha, Rua José Luiz Fermino e Avenida Santos Dumont, entrada da cidade até o cruzamento da Rua Alagoas. Indicação nº 144/2017 - Autoria: Gilberto dos Santos. Por se tratar de matéria de competência orgânica do Executivo, indica que este apresente Projeto de Lei instituindo no município a 'Semana dos Portadores de Anemia Falciforme', bem como implantação do Cadastro Municipal de Pessoas com Anemia Falciforme, conforme inicitativas análogas em outras cidades. Indicação nº 145/2017 - Autoria: Donaldo Luis Paiola. Indica ao Chefe do Executivo para que faça estudos no sentido de concetrar os núcleos de atendimento médico e de saúde em um único local. Indicação nº 146/2017 - Autoria: Donaldo Luis Paiola. Acionar o setor competente, através de adesão ao programa Cidade Legal do Estado de São Paulo, para que efetue mapeamento das áreas de risco e áreas de ocupação, bem como correção dos cadastros e adequação dos loteamentos irregulares. Indicação nº 147/2017 - Autoria: Ailto Vauler Antunes Faria. Indica ao Chefe do Executivo para que implante através de parceria um sistema de coleta de residuos para reciclagem assim como é feito na empresa Confina na cidade de Poloni. Em seguida foi realizada a leitura e discussão dos requerimentos: Requerimento nº 044/2017 - Autoria: Danilo Cesar de Souza. Requer cópia integral do processo seletivo nº 01/2016, inclusive com lista de aprovados e lista dos convocados. Requerimento nº 045/2017 - Autoria: Danilo Cesar de Souza. Quanto à largura adequada das estradas rurais municipais, informar se estão sendo respeitadas as medidas técnicas aplicáveis e espaço reservado para área de domínio e escoamento das águas pluviais. Requerimento nº 046/2017 - Autoria: Jean Winícios Vieira. Quanto ao Centro de Lazer do Trabalhador, informar qual a data prevista para reforma da piscina, que está abandonada e sem nenhuma condição de uso. Requerimento nº 047/2017 - Autoria: Valcenir de Abreu. Seja encaminhada relação oficial de todas as funções gratificadas bem como os cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração, indicando se estão vagos ou ocupados e respectivos nomes de seus ocupantes e as funções desempenhadas. Requerimento nº 048/2017 - Autoria: Valcenir de Abreu. 1 - O Cargo de Diretor Municipal de Trânsito encontra-se preenchido? Caso positivo encaminhar Portaria de Nomeação do Cargo de Diretor de Trânsito, juntamente com todos os comprovantes de pagamento feitos ao ocupante do cargo. 2 - Caso o cargo esteja vago, quem é o responsável por desempenhar tal função?.

Requerimento nº 049/2017 - Autoria: Valcenir de Abreu. 1 - Existe alguma licitação em andamento para contratação de empresa especializada em construção de lombadas em nosso município? 2 - Se Positivo, qual a previsão para inicio das obras? 3 - Caso não haja, qual o prazo que a municipalidade estima para realizar o mencionado procedimento?. Requerimento nº 050/2017 - Autoria: Jean Winícios Vieira. Requer informações sobre uniforme escolar fornecido pela Prefeitura, nos seguintes termos: 1) Se foi feita ou não licitação para confecção dos uniformes, e em caso positivo encaminhar cópia integral do processo licitatório, e em caso negativo qual a previsão para distribuição às crianças; 2) Quais peças compõe o conjunto de uniforme? 3) Qual o valor inicial estimado pela Prefeitura e o valor apresentado por cada proponente? 4) Quantos conjuntos de uniforme serão distribuídos por aluno? 5) Qual a quantidade estimada para distribuição por escola?. Requerimento nº 051/2017 - Autoria: Donaldo Luis Paiola. Nos termos do art. 75 inc. VI e art. 211 inc. VI, convocar assessor municipal de saúde para prestar informações sobre assuntos inerentes às suas atribuições, no exercício das funções fiscalizadoras da Câmara. Requerimento nº 052/2017 - Autoria: Ailto Vauler Antunes Faria. Considerando que as creches são equipadas com berçários para vinte (vinte) crianças, informar: a) Qual o número de crianças matriculadas nos berçários em cada creche; b) Existe lista de espera por vagas nos berçários? Caso positivo, encaminhar cópia da referida lista, sempre organizada separadamente por creche. c) O número de vagas disponíveis faz parte de um planejamento prévio, sendo assim, qual a razão de tal planejamento não estar sendo seguido? d) Se a Educação Municipal está atendendo 15 alunos em cada creche, deixa de atender um total de 30 (trinta) bebês que já se encontravam matriculados no Processo de Matrícula Antecipada da Secretaria de Educação do Estado nas seis creches existentes. Tais dados estão corretos?. Os requerimentos foram aprovados por unanimidade, fazendo uso da palavra os vereadores Danilo Cesar de Souza, Jean Winicios Vieira, Valcenir de Abreu, Donaldo Luis Paiola e Ailto Vauler Antunes Faria. Dando continuidade, foi realizada a leitura do Expediente: Projeto de Lei Complementar nº 004/2017 - Autoria: Chefe do Executivo. Altera diversos dispositivos da Lei Complementar nº 1/2010 e dá outras providências. Projeto de Lei nº 026/2017 - Autoria: Chefe do Executivo. Estabelece as Diretrizes a serem observadas na elaboração da Lei Orçamentária do Município para o exercício de 2018 e dá outras providências. Projeto de Lei nº 027/2017 - Autoria: Chefe do Executivo. Dispõe sobre a fixação do preço da caçamba de coleta de entulhos, conforme determina o art. 4º da Lei nº 3.119/2012. Considerando que o Projeto de Lei nº 27/2017, apresentado no expediente da presente sessão, a qual as comissões se manifestaram positivamente a seu respeito, requeiro que o projeto constante ao expediente seja incluído para única votação na Ordem do Dia desta sessão. Em votação o requerimento verbal do Vereador Ailto Vauler Antunes Faria para inclusão de matéria na Ordem do Dia, os favoráveis permaneçam como estão e os contrários queiram se levantar. Aprovado por unanimidade. Os demais projetos foram encaminhados para as comissões competentes. Em seguida foi franqueada a PALAVRA LIVRE para os Vereadores que queriam se manifestar. Fizeram uso da palavra na forma como consta no Regimento Interno os vereadores Ailto Vauler Antunes Faria, Danilo Cesar de Souza, Valcenir de Abreu, Jean Winicios Vieira, Donaldo Luis Paiola, Gilberto dos Santos e João Célio Ferreira. Esgotada a matéria e ninguém mais querendo se manifestar o Presidente João Célio Ferreira passa para a ORDEM DO DIA. Em seguida o Primeiro Secretário inicia a leitura da ORDEM DO DIA nos seguintes termos: Projeto de Lei nº 027/2017 - Autoria: Chefe do Executivo. Dispõe sobre a fixação do preço da caçamba de coleta de entulhos, conforme determina o art. 4º da Lei nº 3.119/2012. Colocado pelo Presidente em Única Discussão e em Única Votação, foi aprovado por unanimidade. Esgotando-se a matéria para análise na Ordem do Dia, o Presidente da Câmara coloca a palavra livre em Explicação Pessoal. Ninguém querendo se manifestar e nada mais a ser deliberado nessa Sessão Ordinária, o Presidente e vereador João Célio Ferreira, agradece a presença dos vereadores, dos ouvintes da Rádio Difusora e das pessoas no auditório e em nome de “DEUS” encerra a presente Sessão Ordinária, cuja Ata ficará à disposição dos interessados na Secretaria Administrativa desta Câmara Municipal.

 

João Célio Ferreira                                                                     Jacó Braite

        Presidente                                                                         1º Secretário