Câmara Municipal de Monte Aprazível - ATAS

ATA DA 11ª SESSÃO ORDINÁRIA - 01/07/2025

Ao primeira dia do mês de julho do ano de dois mil e vinte e cinco, às vinte horas, instalou-se a décima primeira Sessão Ordinária do corrente ano, presidida pelo vereador Victor Agreli e secretariada pelos vereadores Renato Reis Jubilato e Luiz Carlos Sidinani primeiro e segundo Secretários respectivamente. Após a chamada feita pelo primeiro Secretário, constatou-se a presença de todos os vereadores. O Presidente Victor Agreli sob a proteção de Deus e de acordo com as normas regimentais, deu por aberta a sessão e colocou em discussão e votação a Ata da 10ª Sessão Ordinária e 12ª Sessão Extraordinária realizadas em 17 de junho de 2025, que são aprovadas por unanimidade. Em seguida solicitou ao primeiro Secretário que fizesse a leitura da matéria que constava no Expediente: Indicação nº 171/2025 - Autoria: Renato Reis Jubilato; Márcio Antonio Troiano. Realizar a primeira Copa Monte Aprazível de Truco a ser sediada no Ginásio de Esportes no mês de agosto. Indicação nº 172/2025 - Autoria: Renato Reis Jubilato. Fazer parceria com a Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo para a construção de casas populares da CDHU. Indicação nº 173/2025 - Autoria: Renato Reis Jubilato. Criar projeto Empreendedorismo na escola em Parceria com o SEBRAE SP. Indicação nº 174/2025 - Autoria: João Célio Ferreira. Indica que seja feita com urgência a reforma ou demolição do abrigo usado como ponto de ônibus na Rua Marcílio Fernandes, entre as Ruas Camilo Soubhia e Luiz Zoccal no Bairro São José, pois está a ponto de desmoronar, conforme fotos anexas. Indicação nº 175/2025 - Autoria: Jacó Braite. Indica, considerando os vândalos terem danificado os banheiros públicos da Praça da Igreja Matriz apesar da colocação de uma grade na entrada, e considerando que essa alteração criou um degrau de aproximadamente 15cm comprometendo o acesso às PCDs e especialmente cadeirantes, que seja providenciada a adequação do acesso ao banheiro da Praça da Matriz e, na Praça São João, colocadas portas nos sanitários para preservar a privacidade necessária. Indicação nº 176/2025 - Autoria: Jacó Braite. Diante da crescente população de maior idade em nosso município, com patologias específicas da faixa etária, que seja contratado profissional médico especializado em geriatria para poder atender melhor essa significativa parcela dos pacientes que demanda atendimento, principalmente os idosos mais carentes. Indicação nº 177/2025 - Autoria: Renato Reis Jubilato. Sinalizar com placas indicativas as ruas de moradores Autistas com avisos para evitar ruídos excessivos. Indicação nº 178/2025 - Autoria: Jacó Braite. Indica que seja feita manutenção e reparos nos canteiros existentes na Rua das Palmas, sendo um em frente à Escola José Agreli e outro aos fundos da Igreja São José, localizados no bairro São José e Cidade Jardim, que estão sem guias e precisando de consertos. Indicação nº 179/2025 - Autoria: Jacó Braite. Devido muita procura por medicamentos por cidadãos atendidos na Santa Casa e pacientes internados em São José do Rio Preto, Hospital de base e outros que tiveram alta nos fins de semana, INDICA que seja mantido um farmacêutico aos sábados, domingos e feriados mantendo a farmácia aberta por no mínimo quatro horas nesses dias para atender essa demanda e fazer a entrega dos medicamentos necessários como antibióticos, anticoagulantes, heparina e outros pós-operatórios que não são adquiridos em farmácias comuns. Indicação nº 180/2025 - Autoria: Osvaldo de Jesus Fantasia. Indica que o Executivo faça um projeto específico de fornecimento de energia elétrica e iluminação no Cemitério Municipal de Monte Aprazível com postes e lâmpadas em locais estratégicos que possam clarear todo ambiente, além de poste de entrada com relógio e disjuntores para energia também em 220 Volts. Indicação nº 181/2025 - Autoria: Osvaldo de Jesus Fantasia; João Célio Ferreira; Marco Antônio Luz . azareth; Luiz Carlos Sidinani; Márcio Antonio Troiano. Indica que sejam feitas faixas de travessia de pedestres na Rua São João, nos cruzamentos da Rua José Bonifácio e outras duas no cruzamento da Rua Floriano Peixoto, atendendo o maior fluxo de pedestres. Indicação nº 182/2025 - Autoria: Osvaldo de Jesus Fantasia. Indica a mudança para sentido único na Rua Santa Ana apenas no perímetro da Praça Roseli de Carvalho Alencar, Bairro Renascer. Para os veículos com destino a Rua São Cristóvão com direção a Rua Amazonas. Indicação nº 183/2025 - Autoria: Osvaldo de Jesus Fantasia. Indica, diante dos pedidos feitos pela população, para o cruzamento das ruas Amador de Paula Bueno em direção a Avenida com o mesmo nome, com a Rua Amazonas tenha a sinalização de trânsito melhorada, com repintura do PARE no solo e a instalação de placas de sinalização nos devidos locais, altém de ser necessária a realização de operação Tapas Buracos nesse cruzamento. Indicação nº 184/2025 - Autoria: Victor Agreli. Indica que seja feito o recapeamento asfáltico ou, no mínimo, obras de tapa-buracos na Rua Lavínio Luchesi, no trecho compreendido entre os números 13 e 55. Indicação nº 185/2025 - Autoria: Victor Agreli. Indica que seja executado o recapeamento asfáltico ou operação tapa-buracos na Rua Oswaldo Cruz, entre os números 980 e 1062. Indicação nº 186/2025 - Autoria: Victor Agreli. Indica que seja feita a recuperação da sinalização de trânsito (horizontal e vertical) no Distrito de Engenheiro Balduíno, com repintura das marcações de solo e recuperação das placas. Indicação nº 187/2025 - Autoria: João Célio Ferreira. Indica a realização dos reparos necessários nas guias e sarjetas para prevenir o acúmulo de água nas esquinas da Rua Marcílio Fernandes, com a Rua Camilo Soubhia e com a Rua Luiz Zoccal, no bairro São José, pois a água não tem escoamento e fica empoçada nesses locais. Em seguida foi realizada a leitura e discussão dos requerimentos: Requerimento nº 013/2025 - Autoria: Evair de Jesus Marques. 1 - Cópia integral dos Pregões Presenciais: 10, 11 e 12/2025, encaminhar em conjunto a cópia da gravação da sessão pública realizada em áudio e vídeo, encaminhar cópias dos contratos administrativos e ata de registro de preços oriundos destes processos. 1.1. Cópia do Processo de Despesa oriundos dos Pregões Presenciais: 10, 11 e 12/2025 e seus respectivos contratos administrativos e ata de registro de preço, constando: Empenho, Liquidação, comprovante de pagamento, comprovantes de recebimentos provisórios e definitivos dos objetos. 2 - Cópia Integral do processo administrativo: 35/2025, Credenciamento: 01/2025,encaminhar cópias dos contratos administrativos oriundos destes processos. 2.1. Cópia do Processo de Despesa oriundos dos Pregões Presenciais: 10, 11 e 12/2025 e seus respectivos contratos administrativos e ata de registro de preço, constando: Empenho, Liquidação, comprovante de pagamento, comprovantes de recebimentos provisórios e definitivos dos objetos. 2.2. Houve Justificativa apresentada em estudo para a exigência da Certidão de Cadastro da empresa no Ministério do Turismo (CADASTUR) entre o rol de documentos de habilitação do pregão presencial 11/2025? Em caso positivo, destacar este estudo, em caso negativo apresentar a justificativa e motivação da inclusão deste no rol de documentos. 3 -Informações sobre os serviços contratados e materiais adquiridos pelo Executivo nos seguintes termos: Planilha devidamente assinada pelo Presidente da Comissão de Eventos ou outra autoridade competente, com colunas constando minimamente: Nome da Empresa, Endereço, CNPJ, Descrição do Serviço Prestado, Quantidade, Valor Unitário, Valor Total e Origem da Contratação (Licitação/Dispensa). 4 - Com relação ao serviço de elétrica/hidráulica do evento, foi realizado por qual empresa por subempreita? 4.1. Encaminhar qualificação completa do profissional que executou os serviços. 4.2. O Profissional possui NR 10? Em caso positivo encaminhar cópia, em caso negativo a justificativa da escolha, considerando a declaração apresentada pela empresa, conforme item 4.6 do anexo IV do Edital do Pregão Presencial 11/2025 4.3. O profissional possui vínculo com a empresa contratada nos termos do item 4.3.1 do anexo IV do Edital do Pregão Presencial 11/2025? 4.3. O Engenheiro Elétrico exigido nos termos 4.3 do Anexo IV do Edital do Pregão Presencial 11/2025, acompanhou os serviços? Emitiu A.R.T? Em caso positivo encaminhar cópia, em caso negativo apresentar a justificativa. 4.4. Com relação a montagem do palco e do som, foi realizado por qual empresa por subenpreita? 4.5. Encaminhar qualificação completa do(s) profissional(is) que executou(aram) os serviços. 4.6. Os profissionais possuem as NR's relativas as montagens de som e palco?Em caso positivo encaminhar cópia, em caso negativo a justificativa da escolha, considerando a declaração apresentada pela empresa, conforme item 4.6 do anexo IV do Edital do Pregão Presencial 11/2025 4.7. Os profissionais possuem vínculo com a empresa contratada nos termos do item 4.3.1 do anexo IV do Edital do Pregão Presencial 11/2025? 4.8. Com relação ao som e iluminação, o Engenheiro Elétrico exigido nos termos 4.3 do Anexo IV do Edital do Pregão Presencial 11/2025, acompanhou os serviços? Emitiu A.R.T? Em caso positivo encaminhar cópia, em caso negativo apresentar a justificativa. 4.9. Com relação a montagem do palco, o Engenheiro Civil exigido nos termos 4.3 do Anexo IV do Edital do Pregão Presencial 11/2025, acompanhou os serviços? Emitiu A.R.T? Em caso positivo encaminhar cópia, em caso negativo apresentar a justificativa. 5 - Foi utilizada itens da Ata de Registro de Preços 34/2024? Se sim, encaminhar de forma detalhada os itens utilizados e encaminhar conjuntamente a cópia do Processo de Despesa oriundos desta ata de registro de preço, constando: Empenho, Liquidação, comprovante de pagamento, comprovantes de recebimentos provisórios e definitivos dos objetos. 6 - Qual a origem dos recursos utilizados para a realização do evento (Próprio, Estadual, Federal). Requerimento nº 014/2025 - Autoria: Marco Antônio Luz Nazareth. Quanto à realização de festas, eventos e participações do município nos mesmos nos exercícios de 2023 e 2024, informar e fornecer os documentos solicitados, nos seguintes termos: 1 - Cópia integral dos Pregões: 02, 33, 39 e 44/2024 e referentes ao Juninão 2023, encaminhar em conjunto a cópia da gravação da sessão pública realizada em áudio e vídeo, encaminhar cópias dos contratos administrativos e registro de preços oriundos destes processos. 1.1. Cópia do Processo de Despesa oriundos dos Pregões: 02, 33, 39 e 44/2024 e Juninão 2023, e seus respectivos contratos administrativos e atas, constando: Empenho, Liquidação, comprovante de pagamento, comprovantes de recebimentos provisórios e definitivos dos objetos. 2 - Cópia Integral dos processos administrativos de Credenciamento e licitações no exercício de 2023 e 2024 referente a contratação de serviços e aquisição de bens e insumos pertinentes à realização de festas e eventos, incluindo Festa do Peão, Juninão 2023, Festival do Centenário, Carnaval e Reveillon, encaminhando cópias dos contratos administrativos oriundos destes processos. 3 -Informações sobre os serviços contratados e materiais adquiridos pelo Executivo no exercício de 2023 e 2024 referente à realização ou participação na realização de festas e eventos nos seguintes termos: Planilha devidamente assinada pelo Presidente da Comissão de Eventos ou outra autoridade competente, com colunas constando minimamente: Nome da Empresa, Endereço, CNPJ, Descrição do Serviço Prestado, Quantidade, Valor Unitário, Valor Total e Origem da Contratação (Licitação/Dispensa). 4 - Com relação ao serviço de elétrica/hidráulica dos eventos, festas e comemorações nos exercícios de 2023 e 2024, foi realizado por qual empresa por subempreita? 4.1. Encaminhar qualificação completa dos profissionais que executaram os serviços. 4.2. Os Profissionais possuem habilitação NR 10? Em caso positivo encaminhar cópia, em caso negativo a justificativa da escolha e documentação apresentada pela empresa. 4.3. Os profissionais possuem vínculo com a empresa contratada nos termos dos editais? 4.3. A instalação para os eventos realizados contou com a participação de Engenheiro Elétrico? Foi fiscalizada sua participação em acompanhar os serviços? Emitiu-se A.R.T? Em caso positivo encaminhar cópia, em caso negativo apresentar a justificativa que houver nos processos. 4.4. Com relação a montagem de palco e som, por cada evento, foi realizada por qual empresa? Foi feita por subempreita? 4.5. Encaminhar qualificação completa do(s) profissional(is) que executou(aram) os serviços. 4.6. Os profissionais possuem as NR's relativas as montagens de som e palco? Em caso positivo encaminhar cópia, em caso negativo a justificativa apresentada nos autos para escolha. 4.7. Os profissionais possuem vínculo com a empresa contratada? Quem fiscalizou cada um dos contratos (por show/festa/evento)? 4.8. Com relação ao som e iluminação, houve participação de Engenheiro Elétrico para acompanhar os serviços? Emitiu-se A.R.T? Em caso positivo encaminhar cópia, em caso negativo apresentar a justificativa que houver nos autos. 4.9. Com relação a montagem de palco e estruturas, houve participação de Engenheiro Civil acompanhando os serviços? Emitiu-se A.R.T? Em caso positivo encaminhar cópia, em caso negativo apresentar a justificativa. 5 - Foram utilizados itens de Ata de Registro de Preços de 2024? Se sim, encaminhar de forma detalhada os itens utilizados e encaminhar conjuntamente a cópia dos Processos de Despesa correspondente, constando: Empenho, Liquidação, comprovante de pagamento, comprovantes de recebimentos provisórios e definitivos dos objetos. 6 - Qual a origem dos recursos utilizados para a realização dos eventos de festa/show/comemorações em 2023 e 2024 (Próprio, Estadual, Federal) e qual o valor total de cada um?. Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade, fazendo uso da palavra o vereador Luiz Carlos Sidinani. Moção nº 003/2025 - Autoria: João Célio Ferreira. Moção de Apoio ao Fim do Confisco de Aposentados e Pensionistas. O autor solicitou a uso da palavra para parabenizar a homenageada que ao final de seu discurso o Presidente colocou a Moção em votação e aprovada por unanimidade. Dando continuidade, foi realizada a leitura do Expediente: Projeto de Lei nº 038/2025 - Autoria: Chefe do Executivo. Autoriza o Poder Executivo a alterar a Lei nº 3.751 de 16/07/2021, que dispõe sobre o Plano Plurianual - PPA, e a Lei nº 4.017 de 17/07/2024 que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o Exercício de 2025, e abre Crédito Adicional Suplementar e dá outras providências. (R$ 550.000,00 - Merenda Escolar). Projeto de Lei nº 039/2025 - Autoria: Chefe do Executivo. Autoriza o Poder Executivo a alterar a Lei nº 3.751 de 16/07/2021, que dispõe sobre o Plano Plurianual - PPA, e a Lei nº 4.017 de 17/07/2024 que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o Exercício de 2025, e abre Crédito Adicional Especial e dá outras providências. (R$ 300.000,00 - Fundo Estadual de Saúde – Pagamento CONSIRC). Considerando a matéria de que tratam, e considerando que a Comissão de Constituição, Justiça e Redação deliberou favoravelmente à deliberação em regime de urgência especial dos Projetos de Lei nº 38 e 39/2025, conforme art. 182 do Regimento Interno, a matéria apresentada no expediente foi incluída na Ordem do Dia da presente Sessão para sua discussão e votação imediata. Em seguida foi franqueada a PALAVRA LIVRE para os Vereadores que queriam se manifestar. Fizeram uso da palavra na forma como consta no Regimento Interno os vereadores Marco Antonio Luz Nazareth, Osvaldo de Jesus Fantasia, Renato Reis Jubilato, João Célio Ferreira e Luiz Carlos Sidiani. Esgotada a matéria e ninguém mais querendo se manifestar o Presidente Victor Agreli passa para a ORDEM DO DIA. Em seguida o Primeiro Secretário iniciou a leitura da ORDEM DO DIA nos seguintes termos: Projeto de Lei nº 038/2025 - Autoria: Chefe do Executivo. Autoriza o Poder Executivo a alterar a Lei nº 3.751 de 16/07/2021, que dispõe sobre o Plano Plurianual - PPA, e a Lei nº 4.017 de 17/07/2024 que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o Exercício de 2025, e abre Crédito Adicional Suplementar e dá outras providências. (R$ 550.000,00 - Merenda Escolar). Colocado pelo Presidente em Única Discussão e em Única Votação, foi aprovado por unanimidade. Projeto de Lei nº 039/2025 - Autoria: Chefe do Executivo. Autoriza o Poder Executivo a alterar a Lei nº 3.751 de 16/07/2021, que dispõe sobre o Plano Plurianual - PPA, e a Lei nº 4.017 de 17/07/2024 que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o Exercício de 2025, e abre Crédito Adicional Especial e dá outras providências. (R$ 300.000,00 - Fundo Estadual de Saúde – Pagamento CONSIRC). Colocado pelo Presidente em Única Discussão e em Única Votação, foi aprovado por unanimidade. Esgotando-se a matéria para análise na Ordem do Dia, o Presidente da Câmara colocou a palavra livre em Explicação Pessoal fazendo uso da palavra apenas o vereador Marco Antonio Luz Nazarath. Ninguém mais querendo se manifestar e nada mais a ser deliberado nessa Sessão Ordinária, o Presidente e vereador Victor Agreli, agradeceu a presença dos vereadores, dos ouvintes da Rádio Difusora e das pessoas no auditório e em nome de “DEUS” encerrou a presente Sessão Ordinária, cuja Ata fica à disposição dos interessados na Secretaria Administrativa desta Câmara Municipal, sendo que a íntegra da sessão está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=qMNkqcUrZKk. Comunicou ainda que a Próxima Sessão Ordinária será a décima segunda do exercício, a ser realizada no dia 15 de julho.

 

 

 

Victor Agreli

Presidente

Renato Reis Jubilato

1º Secretário