Câmara Municipal de Monte Aprazível - MOÇÕES

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES Nº 002/2025

MARCO ANTÔNIO LUZ NAZARETH, Vereador com assento nesta Casa de Leis, depois de ouvido o Plenário e cumpridas as determinações regimentais solicita à Mesa Diretora que seja consignada na Ata dos Trabalhos da Sessão de hoje a presente

Moção de congratulações à Orquestra Sinfônica de Monte Aprazível, na pessoa do Maestro Gilmar de Assis, pelos dez anos de atividade completados no último dia 25 de março.”

JUSTIFICATIVA

A ORQUESTRA SINFÔNICA DE MONTE APRAZÍVEL (OSMA) realizou seu primeiro concerto em março de 2015 durante as comemorações dos 90 anos do Município, porém já no ano de 2014 o “coletivo cultural” estava se formando através das "Oficinas de Prática de Orquestra" realizadas no Centro Cultural de Monte Aprazível com coordenação do maestro Gilmar de Assis, essa atividade foi fundamental para a criação do "coletivo cultural" que desde o primeiro concerto em 2015 foi formado por alunos da "Oficina de Prática de Orquestra”, e músicos profissionais convidados, evidenciando um trabalho de troca de experiências entre jovens talentos e músicos experientes.

Fazendo um breve histórico das atividades da OSMA, destaco o apoio da professora e maestrina Aparecida Pereira, professora Lourdes Rodrigues, entre outras pessoas da comunidade. A "Orquestra Sinfônica de Monte Aprazível" se apresentou no "Festival de Música do Noroeste Paulista" nos anos de 2017, 2018 e 2019 com regência do maestro Cláudio Colmanet (Itália) e solo de Pio Sagrilo (Inglaterra/Itália).

Em 2020 é interrompida as oficinas de prática de orquestra no Centro Cultural, momento em que a Orquestra Sinfônica de Monte Aprazível fica vinculada ao Instituto Cultural Artur Ranzini que é uma entidade sem fins lucrativos e nesse mesmo ano conquista apoio da OAB de Monte Aprazível. Em 2021 a Orquestra Sinfônica de Monte Aprazível conquistou apoio do Rotary Club de Monte Aprazível para realização de aulas gratuitas de musicalização nas dependências do clube e aprimoramento de prática de orquestra. Em 2022 é contemplada com 2 projetos de Lei de Incentivo simultâneos Lei Rouanet e Proac ICMS. Em 2023 realizou parceria com a Escola Capitão Porfirio Pimentel para realizar aulas gratuitas de musicalização. Em 2024 realizou concertos em São Carlos e Araraquara, com grande repercussão no estado de São Paulo.

Assim, pelo empenho no desenvolvimento e colaboração significativa para o aperfeiçoamento das artes, a homenageada faz jus à aprovação da presente moção e da qual deverá ser cientificado seu representante, Maestro Gilmar de Assis.

 

Sala das Sessões, 06 de junho de 2025.

 

MARCO ANTÔNIO LUZ NAZARETH
Vereador