INDICAÇÃO Nº 068/2.022 PROCESSO
Nº 129/2.022 Senhor Presidente: Senhores Vereadores;
Ray José Teixeira, Vereador com assento nesta
Casa de Leis, com fulcro no artigo 63, inciso XXXVII da Lei Orgânica do
Município de Potirendaba-SP,
e nos artigos 169 e 170 ambos do Regimento Interno da Câmara Municipal; INDICA, na forma regimental, após ouvido o Plenário desta Casa de Leis, seja oficiada a Excelentíssima
Senhora Prefeita Municipal, para que tome
as providências que se fizerem necessárias junto ao setor competente, visando a
realização de uma audiência pública/reunião, para debater o tema “Como enfrentar
os problemas da violência nas escolas municipais agravados pela pandemia”. Câmara Municipal
de Potirendaba Sala
das Sessões Dr. “Baldomero Seabra” Em
18 de Abril de 2.022 Verº - Ray José Teixeira Justificativa: As situações de violência e desrespeito
nas escolas municipais ganham cada vez mais destaque nas mídias. As agressões nem sempre são físicas,
casos de violência psicológica são bem mais comuns e menosprezados, pois
constantemente são julgados como brincadeira. Infelizmente, no processo da
volta às aulas presenciais, estamos vivenciando acontecimentos onde a violência
está ocupando papel de destaque. O
retorno às aulas nos dá a sensação de que o dano ao aprendizado, à socialização
e até mesmo à má alimentação começa a ser reparado e que estamos próximos de
uma vida mais normal. Recentemente,
recado de um possível massacre deixado por três estudantes em uma escola de
nosso município, assustou pais, alunos e profissionais da educação. Essa onda de violência nas
escolas se espalhou num momento chave para a educação do país, os alunos já
ficaram tempo demais sem o aprendizado presencial por causa da pandemia. A
falta de atividades para reintegrar as turmas pode ser uma explicação para
tanta agressividade. Com
a pandemia o problema se agravou. Se a alta dose de informações negativas, a
insegurança e o medo têm sido fatores de desgaste a atrapalhar a nossa saúde
mental, não seria esperado que as crianças e adolescentes estivessem alheios
aos mesmos estímulos. A
pandemia afetou o desenvolvimento das nossas crianças, adolescentes e jovens
por tantos meses em casa, sem contato com a escola, com os colegas e família
extensa. Com
base nesses relatos, a realização de Audiência Pública ou reunião para
debatermos tão importante tema, com olhos voltados para a necessidade de cuidar
das crianças, adolescentes, jovens, professores e demais membros das equipes
pedagógicas que retornam às nossas escolas depois de quase dois anos
extremamente atípicos. |