![]() |
| PROJETO DE LEI Nº 51/2025 Institui no Calendário Oficial a
Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio e
Violência Contra a Mulher e dá outras providências. JOÃO ROBERTO CAMARGO, Prefeito Municipal de Monte
Aprazível, Estado de São Paulo, etc. FAZ SABER que a Câmara Municipal de
Monte Aprazível APROVOU e ele SANCIONA e PROMULGA a
seguinte Lei: Art.
1º. Fica instituída no Município de Monte Aprazível, a “Semana de
Conscientização e Combate ao Feminicídio e Violência
contra a Mulher”, a ser realizada, anualmente, na semana do dia 22 a 31 do mês
de Outubro. Parágrafo
único. A presente Lei tem com o objetivo conscientizar a população sobre
os direitos humanos das mulheres, combater o feminicídio e outros tipos de violências contra a mulher. Art.
2º. Fica o Poder Executivo Municipal, autorizado a celebrar parcerias
com instituições de iniciativa privada a fim de organizar atividades
relacionadas a esta Lei. Art.
3º. AS despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão por conta
de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário. Art.
4º A Semana instituída passa a integrar o calendário oficial de
atividades do Município de Monte Aprazível. Art.
5º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas todas
as disposições em contrário. Monte
Aprazível, 04 de agosto de 2025. RENATO
REIS JUBILATO Vereador EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Senhor Presidente, Senhores Vereadores, A violência contra a mulher, em
especial o feminicídio, é um problema social grave
que atinge não apenas as vítimas diretas, mas toda a comunidade. Trata-se de
uma violação aos direitos humanos e à dignidade da pessoa humana, que se
manifesta de forma física, psicológica, sexual, moral e patrimonial, e que,
lamentavelmente, ainda persiste em nossa sociedade. Segundo dados de órgãos oficiais e
instituições de pesquisa, o Brasil ocupa índices alarmantes no número de feminicídios e agressões contra mulheres, sendo urgente a
adoção de medidas preventivas, educativas e de conscientização para reverter
este cenário. A criação da Semana de
Conscientização e Combate ao Feminicídio e Violência
Contra a Mulher no Calendário Oficial do Município tem por objetivo ampliar o
debate público, promover palestras, campanhas, seminários e atividades
educativas nas escolas, repartições públicas e na comunidade em geral, além de
fortalecer as redes de apoio às vítimas. A proposta busca fomentar a
reflexão sobre a importância do respeito, da igualdade de gênero e da não
tolerância a qualquer tipo de violência contra a mulher, incentivando a
denúncia e o acolhimento. Com a instituição desta semana,
pretende-se reforçar o compromisso do poder público e da sociedade civil com a
proteção e valorização da vida das mulheres. Diante da relevância social e do
caráter preventivo da medida, contamos com o apoio dos nobres pares para a
aprovação deste projeto. Atenciosamente, RENATO REIS JUBILATO Vereador |